sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dinâmica de grupo

Dinâmica: A vida deve ser florida Objetivo: Esta dinâmica fará o aluno perceber o valor da vida e o mistério que a envolve. Material necessário: Papel de seda de várias cores. 1º - A professora deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um papel sulfite cortado ao meio. 2º - Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando diversificar as cores. 3º - Motivar todos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedir para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero. Isso também ocorre em nossa vida: em alguns momentos é mais tranqüila, em outros, mais áspera. Mas, apesar de tudo, nossa vida vibra. 4º - A professora deve pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deve explicar que nem sempre tudo é tão bom, nem sempre a nossa vida vibra tanto. Todos passam por maus momentos. 5º - A professora deve perguntar o que "mata" a nossa vida, o que faz com que ela vibre menos, e exemplificar: desemprego, inveja, ciúme, violência... Deve solicitar a ajuda dos participantes para que citem outros exemplos, e cada palavra "morte" enunciada, pedir que amassem o papel, até ficar uma bolinha. 6º - Com a bolinha na mão, a professora pergunta ao grupo: "O que devemos fazer com esta bolinha agora?". Talvez alguns digam para jogá-la fora. Nesse momento, a professora questionará: "Como vamos jogar fora a nossa vida? O que podemos fazer?". Alguém poderá dizer para reconstruí-la. "Mas como?" A professora, então, deve motivar o grupo a falar palavras de vida (emprego, amor, amizade, justiça...), e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel. 7º - Com o papel todo aberto, a professora deve questionar: "Mas e agora? Está cheio de rugas? São as rugas do tempo; assim é a nossa vida. O que fazer? Vamos ver se a vida ainda vibra?". Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha. Agora a vibração é bem menor. 8º - A professora, então, pede aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes. 9º - A professora instrui os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes. 10º - Agora pede para colocarem os pedacinhos de maneira que fiquem um na horizontal e outro na vertical, formando duas cruzes. 11º - A professora pede aos alunos que coloquem o dedo indicador no centro das "cruzes" e modelem uma flor. E acrescenta que a vida, por mais dolorida e cheia de rugas, ainda pode florescer. Às vezes, perde a vibração, mas nunca é tarde para florescer. Fonte:Blog Professora Gegê

MINHA SALA

MINHA SALA
UM AMBIENTE ALFABETIZADOR

abcdário do Maurício

abcdário do  Maurício

Mural do projeto da Creche Mãe Du

Mural  do projeto da Creche Mãe Du

lembrancinhas para dia da criança

lembrancinhas para dia da criança
pote goloseimas

ARTES DA TIA UILMA

ARTES DA TIA UILMA
pasta de estágio que fiz para uma amiga

teatro

teatro
fiz para contar a historia das partes de uma planta

as partes da planta

as partes da planta
a historia encontrei na net








ESSAS CAIXAS RETIREI A IDÈIA DO BLOG E.V.A CAIXAS E LEMBRANÇINHAS





CADERNO DE ATIVIDADES DOS ALUNOS

aniversariantesTodos ficaram umas graçinhas

calendario

mais artesanato

mais artesanato
pasta que fiz para minha colega

este e o meu calendario para minha sala